A atual Matriz Curricular de Referência para o Ensino Médio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco, para parte diversificada, sugere como componente curricular:Educação, Direitos Humanos e Cidadania,Educação Ambiental, História da Cultura pernambucana, Educação e Trabalho a serem oferecidos no Ensino Fundamental e Médio(1º e 2º anos)com carga horária de 80 horas-aula anuais/2horas-aula semanais.Este ano(2008) recebi a incumbência de ministrar essas aulas nestas mobalidades de ensino. Nesse sentido, visando organizar minha prática, a aprendizagem dos docentes e nossa participação na sociedade, a partir dos temas propostos, estou organizando os conteúdos da sequinte forma:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS- Educação, Direitos Humanos e Cidadania
5ª SÉRIE
* O ser humano e o meio ambiente
1.EU EXISTO/TENHO UMA IDENTIDADE/UM JEITO DE SER
1.1-EU, O OUTRO E A COMUNIDADE
2. A importância e organização dos reinos animal e vegetal
2.1- Queimadas
2.2- Fauna e flora em extinção
2.3- O trabalho do Ibama
2.4- Reflorestamento
2.5- Poluição(água, ar...)
2.6- Aquecimento global
2.7- O papel da educação na preservação do meio ambiente
3- Pluralidade cultural
3.1- Cultura ou culturas
3.2- Respeito e diversidade cultural
3.3- Direito à cultura
3.4- A cultura do povo indígena
3.5- A cultura do povo africano e Afro-descendente
3.6- A cultura do europeu
3.7- Cultura brasileira e pernambucana
4- A paz
3.1- A paz como estado de espírito
3.2- A paz social/ Paz nas escolas
3.3- Paz na família
6ª SÉRIE
*O ser humano e os valores
1- A construção de uma sociedade organizada e justa
1.1- Convivência sadia e coerente
1.2- O respeito mútuo
1.3- Lei e justiça
1.4- O diálogo
1.5- Solidariedade e fraternidade
2- O trânsito
2.1- A identidade da cidade (paisagens, planta e vias do bairro e da cidade)
2.2- Locomoção no espaço público.
2.2.1- A sinalização e sua importância para a comunicação nos diferentes espaços
2.2.2- as conseqüências da falta de comunicação/sinalização nos espaços públicos
2.2.3- Sinalização e vandalismo
2.2.4- Acidentes de trânsito: uso de drogas e bebidas, menor ao volante.
2.2.5- Introdução ao código de trânsito brasileiro
3- A sociedade do consumo
3.1- Modismos e auto-estima
3.2- Beleza, qualidade e etiquetas
3.3- Condições para uma vida saudável: dinheiro e desperdícios
3.4-Consumismo na sociedade atual
7ª SÉRIE
1- Saúde
1.1- Saúde física e mental
1.2- Higiene
1.3- Saúde pública: saneamento, tratamento da água e do lixo
1.4- Sexualidade
1.1.1- Sexo como atividade saudável
1.1.2- Beijo, namoro e casamento(reconstrução histórica)
1.1.3- Prática sexual responsável
1.1.4- Moral e sexualidade: fidelidade, respeito, diálogo, acordos
1.1.5- Gravidez na adolescência
1.1.6- Aborto
1.1.7- DST
2- Drogas
5.1- Vícios perigosos e destrutivos
5.2- Prevenção e auto-estima
5.3- Dependências: física e mental
5.4- Associações de tratamento e apoio a viciados
5.5- Drogas: um problema social
8ª SÉRIE
1- O ser humano, a cidadania e a importância política para a sociedade
1.1- Democracia e cidadania
1.2- Sociedade e relações de poder
1.3- Eleições e participação social
1.4- A importância do voto
1.5- Os conselhos populares
1.6- Política e políticos
1.7- Líderes e lideranças sociais
2- Símbolos nacionais e exercício consciente da cidadania
3- A sociedade de classes
3.1- Distribuição de renda e injustiças sociais
3.2- Pobreza e fome
3.3- Profissionalização, condições de trabalho e salário justo
3.4- O mundo da exploração (trabalho e prostituição infantil...)
4- Sociedade de direitos
4.1- Compreensão da idéia de direitos e deveres
4.2- Direitos civis
4.3- Direitos políticos
4.4- Direitos sociais
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO,DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
1º ANO - ENSINO MÉDIO
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
1.A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO ESPAÇO ESCOLAR
1.1.Educação só acontece na escola?
1.2.Direito à educação
1.2.1.tragédia educacional/Impacto econômico
1.2.2.Polêmica: vagas para excluídos
1.3.O custo da ignorância
1.4.Educação na era da informação
2.CIDADANIA
2.1.Conceito
2.2.Cidadania e sua história
2.3.Tipos de cidadania no Brasil
2.4.Cidadania e projetos de vida
3. CIDADANIA E DEMOCRACIA
3.1. Conceito de democracia
3.2. Convivência numa ordem democrática
3.3. Cidadania e o papel do Estado.
3.4.Direitos da cidadania(civis, políticos e sociais)
3.5.Todo cidadão tem deveres para com a comunidade
4. ÉTICA E CIDADANIA NO CONVÍVIO ESCOLAR
4.1. Conceito de ética
4.2. Ética na história
4.3. Ética e moral
4.4. Ética para uma convivência solidária
4.5. Ética e formação do cidadão
4.6. O que são valores? Direito à proteção dos interesses morais
5. CIDADANIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO
5.1. Direito ao culto
5.2. Direito a associações pacíficas
5.3. Linguagens,ccomunicação , mídias e manipulação social
6.CIDADANIA, LAZER E LOCOMOÇÃO
6.1.Direito a férias e ao bem-estar físico, social e mental
6.2.Direito de ir e vir(fronteiras do país)
6.3.Direito de locomoção e trãnsito
6.3.1.Organização e comunicação no espaço público
6.3.2.Convívio social no trânsito
6.3.3.Respeito à sinalização
6.3.4.Violência no trânsito
CONTEÚDOS ATITUDINAIS (em construção)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
INDICADORES DE DESEMPENHO
METODOLOGIA/PROJETOS
AVALIAÇÃO
BIBLIOGRAFIA
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SÉRIE : 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
CARGA HORÁRIA: 2 horas-aula semanais
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
1-DIREITOS HUMANOS
1.1-Noções e significados
1.2-Evolução histórica
1.3-Características
1.4-Dimensões
2- DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS(60 ANOS)
3. DIREIRO À VIDA
3.1. Dignidade
3.2. Liberdade
3.3.Igualdade perante a lei
3.4.Fraternidade/Solidariedade
4.DIREITO DE SER PESSOA
4.1. O menor(os direitos das crianças)
4.2. A mulher(questões de gênero)
4.3. O idoso
4.4. A pessoa com necessidades especiais
4.5. O índio
4.6. O negro/etnia(Lei para afro-descendentes)
4.7. Racismo, Escravidão e Tortura
4.8. Violência: a origem na escravidão
4.9. A prática policial no Brasil
5. DIREITO À LIBERDADE
5.1.Autonomia / heteronomia
5.2. Autonomia e liberdade
5.3. Liberdade e responsabilidade
5.4. Segurança
6.DIREITO A UMA NACIONALIDADE
6.1.Sentido de nação e povo.
6.2.Símbolos nacionais e cidadania
6.3.Identidade nacional(brasileira, pernambucana)
6.3.1.Identidade cultural e benefício das artes
6.3.2.Conceito de cultura
6.3.3.Diferenças culturais
7. DIREITO À IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
7.1.Escolaridade / trabalho/desemprego
7.2.Trabalho em condições justas e seguras
7.3.Propriedade
7.4.Urbanização/moradia
7.5. Participação nas riquezas
7.6. Participação no governo
7.7. Acesso aos bens públicos
8. DIREITO À SAÚDE E VIDA
8.1. Saúde física e mental
8.2. Drogas e sexualidade
8.2.Alimentação/fome/Desnutrição
8.3.Direito ao meio ambiente sadio/O lixo em questão
8.4.Direito a paz
8.5.Violência: do que temos medo?
8.9.A defesa dos direitos para uma ordem justa, democrática e sustentável
CONTEÚDOS ATITUDINAIS( em construção)
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
INDICADORES DE DESEMPENHO
METODOLOGIA/PROJETOS
AVALIAÇÃO
BIBLIOGRAFIA
Obs: A proposta está para análise. estou questionando sua viabilidade. Será discutida com os alunos e colegas.Se possível deixe sua opinião.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Saudações!!!
ResponderExcluirEu de fato estou muito feliz por ser professora da Rede Estadual de Ensino do Pernanbuco. Um governo que investe de fato na diversidade merece muitos aplausos.
Parabéns pela Matriz Curricular, parabéns pelo prêmio.Com iniciativas como essa teremos um Estado inclusivo e que valoriza toda a diversidade.
Um abraço,
Ana Patrícia Gadelha da Costa Silva
Profa. EJA - Centro Social Pio XI
Petrolina - PE