sexta-feira, 4 de maio de 2007

Comentário de Maria Perpétua Teles Monteiro

Deus nos abençoa. Pessoas são dádivas e têm um valor que nenhum bem material pode substituir.Isso é o que pretendemos afirmar e reafirmar todos os dias: o respeito à vida nossa e do outro. Bem vinda!Nossa luta continua, esse é o nosso papel, nosso bem dizer.

Estou aguardando um relato de tudo que vocês têm feito aí no Colégio São José(GUS). Será um prazer ler o que sei que é uma realidade.

Abraços.

Um comentário:

  1. EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE
    EIXO: depoimento sobre a inserção dos Direitos Humanos no contexto curricular da Escola São José em Garanhuns-PE.
    No contexto atual cabe-nos a responsabilidade de repensar as relações exercidas por nós até o momento no que diz respeito à forma com que utilizamos o meio ambiente. Nesse sentido desenvolver um trabalho pedagógico voltado para a conscientização do aluno, dos pais e demais educadores sobre a importância do meio ambiente para a humanidade é, essencialmente o maior desafio posto em prática para o educador no contexto atual. Acreditamos ser a Escola um lugar ideal para oportunizar o aluno a se apropriar das diversidades de informação e comunicação e ajudá-lo a tomar consciência de seus direitos e responsabilidades uma vez que as disciplinas curriculares sendo trabalhadas através de pesquisas, por exemplo, em vários sites na internet,livros paradidáticos,reportagens e outros meios didáticos facilitará essa apropriação, pois o conhecimento será construído de forma significativa e prazerosa.
    Com o objetivo de conscientizar o aluno e comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivamos enquanto proposta pedagógica da Escola Estadual São José,na qual atuo como Educadora de Apoio, o desenvolvimento de projetos que ajudem a comunidade escolar a resgatar valores éticos,cívicos ,culturais etc e,nesse contexto, a professora Maria Helena Roque de Miranda, da área de Ciências e Biologia, idealizou e passou a desenvolver um trabalho de conscientização dos alunos quanto a preservação do meio ambiente, apresentando como eixo principal o direito à saúde a partir do respeito ao meio ambiente. Esse trabalho tem a finalidade, dentre outras questões, de exercitar a compreensão dos mecanismos de renovação da vida em nosso planeta, bem como conhecer as alterações cada vez mais significativas que vêm sofrendo em todo o mundo os fenômenos climáticos no meio ambiente e o que a comunidade científica vem fazendo para compreender e tentar intervir na redução dos danos provocados por fenômenos como o EFEITO ESTUFA, entre outros.Um dos eixos mais explorados nesse estudo refere-se a questão da coleta seletiva do lixo,especialmente no município de Garanhuns-PE,uma vez que apesar de ser um direito de todos ter um ambiente saudável e limpo, há coletas seletivas apenas em alguns bairros e ruas da cidade.
    Com ajuda de pesquisas, entrevistas e visitas a aterros sanitários, a professora Maria Helena e os alunos têm buscado nas aulas de Ciências e Biologia aprofundar os conhecimentos sobre o tema em estudo oportunizando a comunidade escolar a compreender a importância de se preservar o meio ambiente e, sobretudo de conhecer a influência que os fenômenos climáticos exercem em nosso cotidiano, bem como as causas e conseqüências que a poluição do meio ambiente pode provocar à saúde da humanidade.O trabalho defende o lema “Defensores da Natureza no Município de Garanhuns-PE",sendo esse uma das experiências que será socializada no Fórum do Projeto de Capacitação em Literatura de Direitos Humanos.
    Profª Sônia Lima (Multiplicadora do Projeto de capacitação em Direitos Humanos idealizado pela UPE/FFPG)

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