sexta-feira, 4 de maio de 2007

Encerramento do projeto de capacitação em Literatura e Direitos Humanos UPE-FFPG/MEC-SECAD/GRE-AM

Dia de ações pela Educação em Direitos Humanos
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> OBJETIVO:
· socializar as ações desenvolvidas pelas escolas estaduais de ensino médio do agreste pernambucano referente à Educação em Direitos Humanos, vivenciadas a partir do Projeto de Capacitação Literatura e Direitos Humanos, junto ao MEC-SECAD-UPE Campus Garanhuns;
· ampliar as informações e conhecimentos sobre as políticas públicas nacionais e estaduais em Educação em Direitos Humanos, visando o fortalecimento do Comitê Estadual e a efetivação dessas políticas no Estado;
· incentivar a participação da escola (gestores, alunos e professores) na discussão sobre Educação em Direitos Humanos.
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> DATA: 07 de maio 2007
> lOCAL: Audotório da Rádio Jornal
> HORÁRIO: de 8:00 às 17:30
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> P A U T A
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> 08:00 - Abertura do evento por representantes da UPE - Campus Garanhuns.
> 08:20 - Composição da mesa e apresentação das autoridades presentes
> 08:30 - Execução do Hino Nacional
Hino de Pernambuco(Centro de Ensino Experimental de Garanhuns (CEEG) >
> 08:40 – Boas Vindas
Diretir da FFPG
Direitor da GERE
Coordenadora do projeto
> 09:00 - Palestra com a Dra. Aida Monteiro
> Tema:Políticas Oúblicas para Educação em Direitos Humanos
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> 9:40 - Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas - 1ª parte
> 12:00 - Intervalo para almoço( Colégio São José – para alunos e professores envolvidos)
> 14:00 - Apresentação artística
> 14:30 - Paslestra com o Professor Dr Antônio Pereira
> Tema: Compromissoa éticos em sala de aula
> 15:10 - Debate
> 15:30 - Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas - 2ª parte
> 17:30 - Encerramento

Um comentário:

  1. Sinto-me imensamente feliz por ter tido a oportunidade de participar como multiplicadora do Projeto Literatura em Direitos Humanos da FFPG/UPE. Certamente não há um tema tão interessante e nem mais complexo que o dos DH e será um tema-chave em qualquer processo de ação e de reflexão sobre as pessoas e suas ações. Em geral tudo está envolto em valores ( ou contravalores) que dão sentido ás ideias e às propostas que em cada âmbito são estabelecidas.
    Nenhum estilo de educação tem sentido se não está comprometido com valores . São essas grandes orientações que ajudam a dar sentido á vida, a formar-se como pessoa ajustada, responsável e comprometida. Este é, sem dúvida, o grande problema da educação nos dias de hoje, que tornaram confusos esses perfis sutis do que há por trás da boa educação. Ir a escola deve significar ter oportunidade de formar-se, para desenvolver-se como pessoa, para ir crescendo em todas as dimensões humanas ( não apenas no conhecimento, mas, também, nas atitudes e no afeto. na imaginação, no respeito aos demais, na curiosidade, no apreço por si mesmo e pelo que nos rodeia, na capacidade para assumir compromissos, etc.).
    Sou educadora de apoio da Escola Pe. Agobar Valença, onde os professores estão vivenciando com os alunos essas dimensões com empenho e vontade pessoal,buscando produzir efeitos relevantes na direção do desenvolvimento das atitudes desejadas. Parabéns aos idealizadores do Projeto Literatura em Direitos Humanos em Particular a professora Perpétua, que manteve a mão estendida dando início ao abraço, ponto de partida para esse marco inaugural em Pernambuco.

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