terça-feira, 22 de abril de 2008

22 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA TERRA


Olho de Deus(Imagens da Nebulosa Helix(600 anos luz da Terra) captadas com o telescópio espacial Hubble/Nasa)

Na criação ou na evolução parece que não entendemos o sentido de mordomia nem da responsabilidade do domínio. E aí criamos um dia para pensar a renovação do que matamos todos os dias apenas por que não compreendemos que não somos criadores, mas criaturas, tanto quanto o que dominamos e destruímos: a terra.

Gn 1: 26 - "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança ; tenha ele domínio sobre os peixes do mar,
sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos,sobre toda a terra
e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

O homem e a Terra: questão de ter futuro

A pretexto do Dia Mundial da Terra, que amanhã se celebrará, a edição de hoje do Diário de Notícias é atravessada por uma série de trabalhos jornalísticos cujo denominador comum são as preocupações ambientais e a preservação do planeta.

Hoje, felizmente, estes temas começam já a absorver a atenção das pessoas em todo o mundo, nomeadamente a das novas gerações. E é urgente que assim seja para reverter esta tendência do aumento da poluição, do abuso das energias fósseis, do desperdício da água - e, sobretudo, das consequências que um inadequado comportamento humano produz na planeta.

O século XXI será com certeza dominado, até do ponto de vista do debate político, por
estas temáticas que no fundo se relacionam com a qualidade de vida de todos nós. A comunicação social, como as empresas, tem aqui um papel importante numa reflexão geral, permanente, sobre este tema e daí a certificação de Carbono Zero que exibiremos durante toda a semana que agora começa.

A temática relativa ao ordenamento do território, tão cara ao arquitecto Ribeiro Teles, que nos ajudou à elaboração desta edição, está igualmente patente nas nossas páginas. E o que se fala quando se invoca o ordenamento do território? De coisas ao mesmo tempo simples e complexas que se prendem com relação coerente entre o espaço urbano e o rural, a necessidade de suster a pressão do imobiliário que se vai traduzindo, por um lado, num crescimento irracional do betão e, por outro, na destruição sistemática da paisagem rural e no abandono da agricultura, consequência do desaparecimento das aldeias, do despovoamento do território.

É também o modelo urbanístico que está em causa e deve ser alvo de uma reflexão profunda com tradução em planos directores municipais equilibrados e amigos de uma relação saudável do Homem com o meio ambiente.

Não podemos ignorar que o fenómeno urbano que avassala todos os continentes permite antecipar que em 2050 vivam em cidades 6 mil milhões de pessoas.

Não haverá no futuro vida de qualidade se o Homem continuar a ter como prioridade o desenvolvimento económico a qualquer preço, sem respeitar os níveis de CO2 que despeja na atmosfera à revelia do Protocolo de Quioto.

O mundo mais desenvolvido industrialmente, que chegou ao estado em que se encontra depois de um século XX que depauperou as reservas de combustíveis fósseis, tem de saber negociar com a China, a Índia, o Brasil e demais potências que esgrimem com alguma lógica as respectivas necessidades.

E sempre com uma certeza: a preservação da Terra passa por todos os dias pela reavaliação dos nossos gestos e das nossas opções. (http://dn.sapo.pt/2008/04/21/editorial/o_homem_terra_questao_ter_futuro.html)

CRIAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA TERRA

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/artigos/diadaterra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário