domingo, 13 de abril de 2008

Componente curricular: Educação Ambiental

A SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DISPONIBILIZA(http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/ambiental.doc) PROPOSTA DE TRABALHO PARA O Componente curricular: Educação Ambiental

Ementa: A disciplina visa consolidar a Educação Ambiental nos diversos níveis e modalidades de ensino, por meio da criação de espaços estruturantes na escola para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável, promovendo a inter-relação entre a escola e a comunidade, com foco nas questões socioambientais locais.

Objetivo: Estimular e sensibilizar os jovens para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de organização buscando soluções para os problemas ambientais locais.

I Unidade

Cidadania, Ambiente e Política internacional: do Clube de Roma a ECO-92

O objetivo desta unidade é discutir os principais tratados internacionais e seus princípios e orientações fundamentais para formação de um pensamento crítico, coletivo e solidário em prol da sustentabilidade e da melhoria do meio ambiente.


 O pensamento do Clube de Roma
 A conferência de Estocolmo em 1972
 ECO-92 realizada no Rio de Janeiro
 A Convenção do Clima e o Protocolo de Kyoto
 A Carta da Terra


Sugestões metodológicas

 “Assistir e problematizar em sala de aula filmes como “Um dia depois de amanhã”, “uma verdade inconveniente”, "The Corporation” (A corporação), “koyaniskatsi” entre outros, relacionando-os com os tratados.
 Debater em sala as conclusões dos grupos sobre os diversos documentos estudados.
 Organizar jogos envolvendo a temática estudada.
 Júri simulado remetendo-se aos acordos internacionais.
 Realizar reflexão a partir de algumas letras de músicas: “Índio” Legião urbana, “Epitáfio” Titãs, “Sal da terra” Beto Guedes, “Planeta Água” Guilherme Arantes entre outras.

II Unidade
Desenvolvimento Socialmente Sustentável

O objetivo da unidade: Ir além dos tradicionais deveres e direitos do cidadão, refletindo sobre a “sociedade de consumo” e seus impactos ambientais devastadores no planeta, fortalecendo uma visão sistêmica.

 A constituição e o Meio Ambiente
 A importância da lei ambiental e a cidadania
 Gênese e evolução de problemas ambientais.
 Interação complexa dos processos ambientais a sua volta
 A sociedade de consumo
 Impactos ambientais do consumo

Sugestões metodológicas

 Discutir as responsabilidades individuais, coletivas, locais e globais na construção de princípios comprometidos com as sociedades sustentáveis.
 Assistir e debater o filme a “Dieta do Palhaço (Super size me)” relacionando-o a sociedade de consumo, principalmente, a comida de fast food.
 Júri simulado a partir de estudo de caso.
 Promover seminários discutindo os impactos ambientais e a produção exagerada da “sociedade de consumo”.


III Unidade

População, Comunidade e Equilíbrio

O objetivo da unidade: Refletir sobre o modelo de desenvolvimento econômico e suas conseqüências nos ambientes urbanos e rurais, possibilitando identificar a natureza dos impactos.

 Os impactos ambientais urbanos
 A água e os esgotos
 O problema do lixo: os resíduos sólidos
 Agricultura sustentável
 Os impactos ambientais nos espaços rurais

Sugestões metodológicas

 Assistir e problematizar o filme “ilha das flores” (ou outro similar), relacionando-o o ambiente urbano como relações dos homens com o espaço construído e a natureza nas aglomerações de população e de atividades humanas.
 Realizar estudo do meio (visitar locais em processo de degradação ambiental) visando à participação e envolvimento nos problemas ambientais locais.
 Desenvolver jogos e brincadeiras que despertem o interesse e a reflexão dos problemas ambientais locais.
 Produção de texto (diversos gêneros textuais) simulando campanhas publicitárias promotoras de cidadania envolvendo a escola e a comunidade.

IV Unidade
Pensar globalmente, agir localmente.
O objetivo da unidade: Consolidar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, fortalecendo a integração dos estudantes, professores, funcionários e comunidade.

 Agenda 21 na escola
 Alimentação e lazer
 Coleta seletiva e reciclagem do lixo
 O problema da nossa comunidade
 Formando Com-Vida nas escolas

Sugestões metodológicas

 Pesquisar a agenda 21 do estado de Pernambuco.
 Discutir a necessidade de criar a agenda 21 da escola.
 Criar e desenvolver um projeto de reciclagem na escola.
 Debater a criação de uma horta orgânica na comunidade.
 Pesquisar os principais problemas ambientais da comunidade.
 Criar ou fortalecer o Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.).

Sugestões Bibliográficas

Carraro, Fernando. A Parábola do planeta azul. Editora FTD.
Londoño, Alejandro. Ecologia um exercício de fé. Editora Paulinas.
Mendes,André Trigueiro. Meio Ambiente no século XXI. Editora Autores Associados.
Rodrigues, Sergio de Almeida. Destruição e Equlíbrio - O Homem e o Ambiente no Espaço e no Tempo. Ed. Atual
Scarlato, Francisco Capuano e Pontin Joel, Energia para o Século XXI. Editora Àtica.
DISPONÍVEL EM:http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/ambiental.doc

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