A SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DISPONIBILIZA(http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/ambiental.doc) PROPOSTA DE TRABALHO PARA O Componente curricular: Educação Ambiental
Ementa: A disciplina visa consolidar a Educação Ambiental nos diversos níveis e modalidades de ensino, por meio da criação de espaços estruturantes na escola para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável, promovendo a inter-relação entre a escola e a comunidade, com foco nas questões socioambientais locais.
Objetivo: Estimular e sensibilizar os jovens para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de organização buscando soluções para os problemas ambientais locais.
I Unidade
Cidadania, Ambiente e Política internacional: do Clube de Roma a ECO-92
O objetivo desta unidade é discutir os principais tratados internacionais e seus princípios e orientações fundamentais para formação de um pensamento crítico, coletivo e solidário em prol da sustentabilidade e da melhoria do meio ambiente.
O pensamento do Clube de Roma
A conferência de Estocolmo em 1972
ECO-92 realizada no Rio de Janeiro
A Convenção do Clima e o Protocolo de Kyoto
A Carta da Terra
Sugestões metodológicas
“Assistir e problematizar em sala de aula filmes como “Um dia depois de amanhã”, “uma verdade inconveniente”, "The Corporation” (A corporação), “koyaniskatsi” entre outros, relacionando-os com os tratados.
Debater em sala as conclusões dos grupos sobre os diversos documentos estudados.
Organizar jogos envolvendo a temática estudada.
Júri simulado remetendo-se aos acordos internacionais.
Realizar reflexão a partir de algumas letras de músicas: “Índio” Legião urbana, “Epitáfio” Titãs, “Sal da terra” Beto Guedes, “Planeta Água” Guilherme Arantes entre outras.
II Unidade
Desenvolvimento Socialmente Sustentável
O objetivo da unidade: Ir além dos tradicionais deveres e direitos do cidadão, refletindo sobre a “sociedade de consumo” e seus impactos ambientais devastadores no planeta, fortalecendo uma visão sistêmica.
A constituição e o Meio Ambiente
A importância da lei ambiental e a cidadania
Gênese e evolução de problemas ambientais.
Interação complexa dos processos ambientais a sua volta
A sociedade de consumo
Impactos ambientais do consumo
Sugestões metodológicas
Discutir as responsabilidades individuais, coletivas, locais e globais na construção de princípios comprometidos com as sociedades sustentáveis.
Assistir e debater o filme a “Dieta do Palhaço (Super size me)” relacionando-o a sociedade de consumo, principalmente, a comida de fast food.
Júri simulado a partir de estudo de caso.
Promover seminários discutindo os impactos ambientais e a produção exagerada da “sociedade de consumo”.
III Unidade
População, Comunidade e Equilíbrio
O objetivo da unidade: Refletir sobre o modelo de desenvolvimento econômico e suas conseqüências nos ambientes urbanos e rurais, possibilitando identificar a natureza dos impactos.
Os impactos ambientais urbanos
A água e os esgotos
O problema do lixo: os resíduos sólidos
Agricultura sustentável
Os impactos ambientais nos espaços rurais
Sugestões metodológicas
Assistir e problematizar o filme “ilha das flores” (ou outro similar), relacionando-o o ambiente urbano como relações dos homens com o espaço construído e a natureza nas aglomerações de população e de atividades humanas.
Realizar estudo do meio (visitar locais em processo de degradação ambiental) visando à participação e envolvimento nos problemas ambientais locais.
Desenvolver jogos e brincadeiras que despertem o interesse e a reflexão dos problemas ambientais locais.
Produção de texto (diversos gêneros textuais) simulando campanhas publicitárias promotoras de cidadania envolvendo a escola e a comunidade.
IV Unidade
Pensar globalmente, agir localmente.
O objetivo da unidade: Consolidar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, fortalecendo a integração dos estudantes, professores, funcionários e comunidade.
Agenda 21 na escola
Alimentação e lazer
Coleta seletiva e reciclagem do lixo
O problema da nossa comunidade
Formando Com-Vida nas escolas
Sugestões metodológicas
Pesquisar a agenda 21 do estado de Pernambuco.
Discutir a necessidade de criar a agenda 21 da escola.
Criar e desenvolver um projeto de reciclagem na escola.
Debater a criação de uma horta orgânica na comunidade.
Pesquisar os principais problemas ambientais da comunidade.
Criar ou fortalecer o Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola.).
Sugestões Bibliográficas
Carraro, Fernando. A Parábola do planeta azul. Editora FTD.
Londoño, Alejandro. Ecologia um exercício de fé. Editora Paulinas.
Mendes,André Trigueiro. Meio Ambiente no século XXI. Editora Autores Associados.
Rodrigues, Sergio de Almeida. Destruição e Equlíbrio - O Homem e o Ambiente no Espaço e no Tempo. Ed. Atual
Scarlato, Francisco Capuano e Pontin Joel, Energia para o Século XXI. Editora Àtica.
DISPONÍVEL EM:http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/ambiental.doc
domingo, 13 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário