domingo, 13 de abril de 2008

Componente Curricular: Educação e Trabalho/PERNAMBUCO

SEGUE PROPOSTA DA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO PARA O Componente Curricular: Educação e Trabalho

Ementa: As relações entre Educação e Trabalho, compreendidas nas formas contemporâneas de organização do trabalho e seus diferentes significados para a juventude brasileira no exercício da cidadania, diante do desenvolvimento das novas tecnologias e novas demandas profissionais.

Objetivo : Compreender o mundo do trabalho, as transformações pelas quais vem passando na sociedade atual, identificando o perfil da juventude brasileira diante das práticas de inclusão e exclusão no trabalho e na escola.

I. Unidade

A relação da juventude com o trabalho

O objetivo da unidade: Discutir a relação dos jovens com o trabalho, os múltiplos significados do trabalho em suas vidas, levando-os a perceber as várias dimensões do trabalho.

 Os diferentes significados do trabalho para a juventude
 As experiências pessoais dos jovens no mundo do trabalho
 As várias condições de trabalho: todo trabalho dignifica a pessoa humana?
 Emprego e mercado informal de trabalho.


Orientações metodológicas:

 Discutir as experiências dos alunos no mundo do trabalho, percebendo os diferentes significados do trabalho para as suas vidas: o primeiro trabalho, as dificuldades, as satisfações, as mudanças ocorridas em suas vidas;
 Promover discussão sobre a crise do emprego formal (carteira assinada), o mercado informal de trabalho;
 Prosseguir discussão sobre as condições de trabalho: trabalho assalariado, trabalho infantil, condições precárias de trabalho, direitos do trabalhador (13° salário, FGTS, carteira de trabalho, férias remuneradas, seguro-desemprego).

II. Unidade

As transformações no mundo do trabalho e as novas tecnologias no Brasil

O objetivo da unidade: Compreender as transformações pelas quais vem passando o trabalho na sociedade contemporânea a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, identificando as novas profissões e as novas demandas para o profissional.

 As mudanças nas formas de trabalho frente às novas tecnologias
 Novas profissões e ocupações no Brasil
 O perfil profissional no atual mercado de trabalho

Sugestões metodológicas:

 Promover análise sobre as mudanças no mundo do trabalho frente às novas tecnologias, levando o aluno a refletir como estas inovações interferem em sua vida cotidiana;
 Promover discussão sobre a dimensão subjetiva do trabalho que remete ao desenvolvimento de habilidades (uso de tecnologias, elaboração de currículo vitae, etc), ao autoconhecimento, à sociabilidade (capacidade de trabalhar em equipe, cooperação, solidariedade) e à realização pessoal, de modo a favorecer a preparação para uma inserção no mercado de trabalho.

III. Unidade

Juventude e Educação: desafios e possibilidades

O objetivo da unidade: Refletir sobre o papel da educação na vida dos jovens frente aos desafios do mundo do trabalho

 O papel da escola na formação para a vida e para o mundo do trabalho
 As experiências educacionais e de qualificação profissional dos jovens
 Os itinerários formativos: a escolha da profissão
 O acesso aos cursos técnicos profissionais e ao ensino superior

Sugestões metodológicas:

 Promover debates sobre as práticas de inclusão e exclusão do jovem na escola e no mundo do trabalho
 Estimular o jovem a falar sobre suas experiências educacionais e as primeiras experiências no mundo do trabalho
 Incentivar o jovem a expressar seus sonhos: que profissão ele gostaria de ter?
 Promover debates sobre os possíveis caminhos a escolher: cursos técnicos profissionais, cursos universitários.


IV. Unidade

Trabalho e cidadania: que relação é essa?

O objetivo da unidade: Refletir sobre o trabalho como direito, como valor, como necessidade e fonte de realização pessoal e profissional.

 O Trabalho como necessidade social e como valor prático-criativo
 Condições de vida e trabalho: as desigualdades sociais, concentração de riqueza
 O jovem trabalhador: exclusão e inclusão no mercado de trabalho
 O trabalho como realização pessoal e profissional

Sugestões metodológicas:

 Promover debates utilizando músicas como: “Cidadão” (Intérprete: Zé Geraldo); “Meu País” (Zezé Di Camargo e Luciano); “Construção” (Chico Buarque).
 Incentivar a discussão sobre as condições de vida no Brasil; Pernambuco e Recife: desigualdades sociais, distribuição de riqueza, concentração de renda.
 Realizar pesquisas através do Mapa de Desenvolvimento Humano e Social da Cidade do Recife (Prefeitura da Cidade do Recife).

Referências Bibliográficas

CORTI, A. P; SOUZA, R. Diálogos com o mundo juvenil: subsídios para educadores. São Paulo: Ação Educativa, 2004.

DEL PINO, M. A. B. Educação, trabalho e novas tecnologias: as transformações nos processos de trabalho e de valorização do capital. Pelotas, editora Universitária, UFPel.

D’OLIVEIRA. E. Novos horizontes de inclusão social de jovens: um estudo de caso da Vila Olímpica da Mangueira. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado em Engenharia da Produção. Coppe, UFRJ, 1999.

NASCIMENTO, A. E. e BARBOSA, J. P. Trabalho: história e tendências. São Paulo: Ática, 1996.

NOVAES, R. Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. . São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.

SOUSA, V. de. Juventude, Solidariedade e Voluntariado. Salvador: Fundação Odebrecht; Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Direitos Humanos, 2003.

LUIZ, A. E. C. Memórias do Trabalho: depoimentos sobre Profissões em extinção. São Paulo: Confederação Nacional dos Metalúrgicos, 1999.

SITES

www.acaodacidadania.com.br
www.ecosol.org.br
www.comerciosolidariobrasil.com.br
www.projetojuventude.org.br
www.ibge.gov.br
www.mte.gov.br

DISPONÍVEL EM:http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/educatrab.doc

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